Exposição Virtual

BEM VINDO AO MUSEU VIRTUAL DO TURISMO

Trajes de banho chegam ao Adriático: os resorts de saúde do Adriático

O Museu de Turismo da Croácia inaugurou a exposição "Vida na praia: trajes de banho no Adriático", na Villa Angiolina (Opatija).

 

Os preparativos para as férias mais curtas ou mais longas à beira-mar são uma atividade diária em comparação com os tempos passados, quando apanhar banhos de sol e nadar no mar não era importante. O tempo de lazer passado na praia bem como o viajar para fora do local de residência tornou-se moda durante o século XIX. A viagem para cuidados de saúde e tratamentos médicos influenciaram o desenvolvimento do turismo no século XIX. Os turistas reavivaram a vida de praia e redescobriram as estâncias climáticas saudáveis. A chegada massiva de turistas a estas zonas desenvolveu a moda dos banhos de mar, as atividades populares ligadas à natação e o design de trajes de banho.

As áreas climáticas saudáveis atraíram um grande número de turistas que trouxeram diferentes formas de entretenimento e de relaxamento. A chegada de cada vez mais pessoas a estas zonas tornararam-nas muito populares enquanto forma de entretenimento e de gestão da saúde. Ao mesmo tempo ditavam a moda dos trajes de banho.

 

Ao longo da história, o hábito de banhar-se no mar era apenas para membros das classes sociais mais abastadas mas, o século XX, trouxe algumas novidades em relação à maior participação das pessoas no tempo de lazer e no turismo. O desenvolvimento das infra-estruturas de transportes e viagens, os padrões de trabalho mais elevados e a regulação do tempo livre permitiu o desenvolvimento do turismo que floresceu na costa croata. O turismo de praia espalhou-se rapidamente e tornou-se no tipo de turismo moderno mais abundante vindo a transformar a costa e o turismo na Croácia.

 

O turismo é um processo dinâmico que reúne diferentes culturas e cria novas correlações entre turistas e anfitriões. As culturas tradicionais locais, muitas vezes desaprovam os hábitos dos estrangeiros. A nova forma de vida de praia trouxe também a regulamentação dos costumes. A população local que tinha por hábito entrar no mar nua ou em lingerie, com a nova regulamentação foi obrigada a usar trajes de banho nas praias.

Os primeiros turistas trouxeram o aparecimento dos primeiros fatos de banho. Embora os fatos de banho tenham uma história curta no mundo  da moda, a sua evolução reflete todas as mudanças sociais e culturais durante os século XIX e XX.

 

 

Disponível brevemente.

x
x