Projeto

BEM VINDO AO MUSEU VIRTUAL DO TURISMO

Bem vindo ao Museu Virtual do Turismo

 

Explore o acervo e fique a conhecer um pouco mais da história do lazer, da hotelaria e do turismo e usufrua das experiências virtuais disponíveis.

Génese
Missão
Presente
Futuro
Génese

O turismo tem sido considerado como um dos mais importantes movimentos sociais do mundo contemporâneo. Muitos de seus protagonistas, profissionais, viajantes e turistas, no processo de descoberta de novas experiências, culturas e paisagens, foram muitas vezes, sem o saber, os seus guardiões, ao preservarem na sua posse aqueles que se constituem agora como a pedra angular da constituição de uma memória coletiva.

 

Em Portugal é já de longa data a vontade de criar um museu dedicado à história do turismo. Surgiu formalmente pela primeira vez na imprensa diária, em 1983, a notícia da possível criação de um Museu do Turismo em Sintra ou, pelo menos, de um núcleo museológico que acolhesse os elementos e publicações de turismo existentes.

 

Em 2011, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) concebeu um projeto pioneiro que consiste na criação do Museu Virtual do Turismo, ambicionando a musealização da atividade turística. A virtualização apresenta-se não apenas como forma mais eficiente e fácil de reunir várias peças, como de as expor e arquivar, ao mesmo tempo que permite reduzir drasticamente os investimentos necessários para atender à implementação sempre adiada de uma infraestrutura desta natureza.

Missão

A missão do MUVITUR é a de reunir o património material e imaterial associado às manifestações do lazer e da atividade turística e hoteleira. Visa recolher, organizar, expor e disponibilizar objetos digitais relacionados com estas temáticas com recurso ao desenvolvimento de uma plataforma agregadora de conteúdos.

 

Deste modo, pretende reconstituir, investigar e preservar memórias, através de exposições, eventos e projetos de investigação que permitam consolidar conhecimento e perspetivar a história da indústria do turismo.

 

O Museu pretende dar vida a conjuntos de imagens, representativos de lugares, de paisagens e de ambientes sociais, merecedores por direito próprio enquanto registo histórico do modo como Portugal e o mundo foram concebidos e experienciados para fins turísticos nos últimos 150 anos.

 

Presente

A proposta de valor na base do MUVITUR centra-se na criação de uma comunidade virtual de provedores de conteúdos, favorecendo a colaboração entre os membros da rede que compartilham objetivos semelhantes.

 

O catálogo do Museu Virtual do Turismo agora apresentado é o resultado de um sistema agregador de conteúdos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por entidades portuguesas e estrangeiras.

 

Tendo por base um software de gestão de bases de dados de museus vocacionado para conteúdos de acervos de bibliotecas, arquivos, museus ou de outras entidades, públicas e privadas, detentoras de materiais descritos nos seus sistemas de informação, subordinados às temáticas do lazer, do turismo e da hotelaria.

 

Na fase inicial de apresentação pública do MUVITUR pretende-se fazer uma demonstração do que o MUVITUR pode integrar e oferecer. Para isso é utilizada uma amostra dos acervos de entidades, nacionais e estrangeiras, que se disponibilizaram a iniciar esta comunidade virtual. São igualmente apresentadas um conjunto de experiências que visam fazer uma aproximação aos novos conteúdos que um projeto desta natureza permite produzir.

 

Procurou-se desta forma, ter um efeito demonstrativo do potencial do projeto e testar desde logo as possibilidades de utilização das mesmas metodologias colaborativas em trabalhos futuros, sendo clara e desejável, a nossa ambição de constituir um museu do turismo global no médio prazo.

Futuro

O MUVITUR compreenderá três domínios principais de desenvolvimento: expositivo, arquivos pesquisáveis e serviços à comunidade. Irá centrar-se num conjunto de temas relacionados com o turismo como sejam o lazer, a hotelaria, a restauração, a animação, os transportes, os territórios turísticos, entre outros.

 

O Museu Virtual do Turismo irá igualmente contribuir para as vertentes do ensino e da investigação, produzindo, mediando e difundindo conteúdos, explorando as novas tecnologias para o desenvolvimento de ambientes imersivos (ambientário turístico), facilitando espaços de e-fórum e videoconferência.

 

O MUVITUR propõe-se desenvolver, entre outras possibilidades, a reconstituição de ambientes 3D, a narração virtual de histórias, a navegação em tempo real. Combinando uma variedade de tecnologias poder-se-á explorar a conectividade, a acessibilidade múltipla e ambientes de realidade aumentada, oferecendo a hipótese de ultrapassar os meios tradicionais de interagir e de comunicar com os visitantes, o constrangimento de espaço dos museus físicos tradicionais, criando a possibilidade de uma verdadeira difusão global dos objetos e documentos virtuais que testemunham a história do turismo.

 

Os diferentes objetivos definidos poderão ser desfrutados a partir de "tours virtuais on demand" guiados por um personagem avatar.