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Projeto - Sobre - Muvitur - MUSEU VIRTUAL DO TURISMO

Projeto

O turismo tem sido considerado como um dos mais importantes movimentos sociais do mundo contemporâneo. Muitos dos seus protagonistas - profissionais, viajantes e turistas - no processo de descoberta de novas experiências, culturas e paisagens, foram, muitas das vezes sem o saber, os seus guardiões.

Efectivamente, ao valorizarem e conservarem os valores patrimoniais dos destinos turísticos, assumiram-se, por decorrência, como um importante factor de preservação das memórias colectivas.

Em Portugal, a ideia sobre a pertinência da criação de um museu do turismo não é recente. De facto, a mesma surgiu formalmente, pela primeira vez, em 1983, expressa na imprensa diária através de uma notícia que dava conta da eventual criação, em Sintra, de um Museu do Turismo susceptível de acolher todas as peças e publicações de turismo existentes e que, até esse momento, se encontravam dispersas por vários organismos e coleccionadores.

Anos mais tarde, foi a vez das entidades de gestão do destino turístico “Estoril” repegarem a ideia, tendo, para tanto, seleccionado um espaço nas galerias da Avenida Aida e contactado a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHTE) para desenvolver o projecto.

Como nenhuma das iniciativas viu a luz do dia, em 2011, a ESHTE concebeu um projecto pioneiro que consistiu na criação de um Museu Virtual do Turismo (MUVITUR), tendo como ambições mais relevantes a centralização de materiais e o desenvolvimento de um discurso multidimensional e multimédia sobre o turismo e os turistas.

A virtualização apresentava-se, não apenas como a forma mais eficiente e mais expedita de reunir, expor e arquivar peças (não obrigando a doações por parte dos proprietários), mas também e ao mesmo tempo, como a opção capaz de reduzir drasticamente os investimentos necessários para atender à materialização, sempre adiada, de uma infra-estrutura desta natureza.

A missão do MUVITUR é a de reunir o património material e imaterial associado às manifestações do lazer e da actividade turística e hoteleira.

Visa recolher, organizar, expor e disponibilizar objectos digitais relacionados com estas temáticas, tendo como recurso principal o desenvolvimento de uma plataforma susceptível de agregar conteúdos.

Deste modo, pretende reconstituir, investigar e preservar memórias, através de exposições, eventos e projectos de investigação que permitam consolidar conhecimentos, bem como perspetivar e prospectivar a actividade turística, na sua vertente económica, mas também na sua dimensão social.

O Museu pretende, assim, dar vida a conjuntos de imagens representativos de lugares, de paisagens e de ambientes sociais, merecedores, por direito próprio e enquanto registo histórico, de relevância sobre o modo como Portugal e o mundo foram concebidos e experienciados para fins turísticos nos últimos 150 anos.

A proposta de valor na base do MUVITUR centra-se na criação de uma comunidade virtual de provedores de conteúdos, favorecendo a colaboração entre os membros da rede que compartilham desígnios e objectivos.

O catálogo do Museu Virtual do Turismo agora apresentado é o resultado de um sistema agregador de conteúdos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por entidades portuguesas e estrangeiras.

Tem por base um software de gestão de bases de dados vocacionado para a produção de conteúdos tendo por fonte acervos de bibliotecas, de arquivos, de museus ou de outras entidades - públicas e privadas - detentoras de materiais descritos nos seus sistemas de informação e subordinados às temáticas do lazer, do turismo e da hotelaria.

Na fase inicial de apresentação pública do projecto pretendeu-se fazer uma demonstração do que o MUVITUR pode integrar e oferecer. Para tanto, foi utilizada uma amostra dos acervos das entidades, nacionais e estrangeiras, que se disponibilizaram para se integrarem, logo no início, nesta comunidade virtual.

Foi, igualmente, apresentado um conjunto de experiências que visavam efectuar uma aproximação aos novos conteúdos que um projecto desta natureza permite produzir.

Procurou-se, desta forma, despoletar um efeito demonstrativo do potencial do projecto e testar, desde logo, as possibilidades de utilização das mesmas metodologias colaborativas em trabalhos futuros tendo em vista a concretização da nossa ambição última: estruturar e operacionalizar, no médio prazo, um museu global do turismo.

O MUVITUR compreenderá três domínios principais de desenvolvimento: expositivo, arquivos pesquisáveis e serviços à comunidade. Ir-se-á centrar num conjunto de temas relacionados com o turismo, como sejam o lazer, a hotelaria, a restauração, a animação turística, os transportes, os territórios turísticos, entre outros.

O Museu Virtual do Turismo irá, igualmente, contribuir para as vertentes do ensino e da investigação em turismo, produzindo, mediando e difundindo conteúdos, explorando as novas tecnologias para o desenvolvimento de ambientes imersivos (ambientário turístico), bem como criando e disponibilizando espaços de e-fórum e de videoconferência.

O MUVITUR propõe-se desenvolver, entre outras possibilidades, a reconstituição de ambientes 3D, a narração virtual de histórias e a navegação em tempo real.

Combinando uma variedade de tecnologias, através dele poder-se-á explorar a conectividade, a acessibilidade múltipla e os ambientes de realidade aumentada, oferecendo a hipótese de, não só ultrapassar os meios tradicionais de interagir e de comunicar com os visitantes, mas também o constrangimento de espaço dos museus físicos tradicionais, criando, assim, a possibilidade de uma verdadeira difusão global dos objectos e dos documentos virtuais que testemunham a história do turismo.

Finalmente, interessa, igualmente, sublinhar que os diferentes objectivos definidos poderão ser desfrutados a partir de "tours virtuais on demand", guiados por um personagem avatar.

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